As empresas familiares não têm a cultura de planejar a troca de gestores e a sucessão acontece, quase sempre, de maneira desorganizada.
Quando isso ocorre, os processos sucessórios são complicados, muito desgastantes e podem atestar até mesmo o final da organização.
É por isso que as empresas precisam pensar estrategicamente na sucessão, para que sejam definidas as pessoas que serão responsáveis pela gestão da organização no futuro.
O planejamento sucessório, portanto, nada mais é do que o processo de seleção, preparo e efetivação das pessoas que se tornarão responsáveis pela empresa em um período próximo.
Para que a sucessão ocorra com maestria, é preciso estar atento a alguns fatos e seguir algumas diretrizes. Elencamos as principais para que você possa colocá-las em prática na sua empresa.
Conforme dito anteriormente, os filhos devem ocupar um cargo efetivo na empresa, de preferência dentro de sua área de formação. Se um dos filhos é formado em publicidade, relações-públicas ou áreas ligadas ao marketing, por exemplo, pode assumir esse setor, por exemplo.
A hierarquia ajuda a separar as relações de trabalho com as relações familiares. Pode parecer difícil, mas o filho precisa entender que, dentro da empresa, o presidente é seu chefe e não seu pai. Somente assim haverá a responsabilidade essencial para que o cargo de liderança seja assumido no futuro.
É importante que a empresa tenha um conselho consultivo para compartilhar mecanismos de gestão. Tanto pessoas da família como outros colaboradores da empresa podem fazer parte desse grupo.
A ideia é que os assuntos que envolvem a organização sejam debatidos e que também sejam organizados fluxos de trabalho e planos de carreira para os sucessores da organização.
Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre sucessão em empresa familiar? Então, saiba que contar com uma consultoria é muito importante para alinhar todas essas questões. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será uma satisfação atendê-lo.
Ao iniciar o planejamento sucessório é muito importante que sejam feitas reuniões periódicas para que sejam debatidos assuntos da empresa. Tais reuniões, que devem ser registradas em atas, precisam orientar os candidatos a sucessor sobre a organização de um modo geral.
Questões relacionadas a balanços financeiros, metas de vendas, administração de pessoal entre outras precisam ser sempre abordadas.